Esse texto fala sobre banheiras, alavancas e coroas

blog-semeia-arquimedes

“Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e levantarei o mundo”. Essa frase dita por Arquimedes, um notável matemático nascido em 278 a.C. Vamos te contar uma história sobre ele:

Num dia ensolarado de verão Arquimedes foi procurado pelo rei Hierão, que tinha um grande problema de 1º mundo: suspeitava que sua coroa não fosse inteiramente forjada em ouro, como haviam lhe prometido (mas calma: esse texto é sobre Marketing).

“Ô Arquimedes, beleza? Descobre pra mim se isso aqui é de ouro. Faz sua mágica (rs), qualquer coisa a gente manda decapitar o ourives”
, disse o rei – ou algo parecido com isso.

O matemático usou todo o seu conhecimento, consultou amigos e pediu aos Deuses que lhe enviassem um sinal, mas parecia ser impossível desvendar o mistério (ok. Cadê o Marketing? Estamos quase lá).

Sabemos que isso tira o ar de grandeza da história, mas o que aconteceu foi: Arquimedes resolveu o problema tomando banho, ao perceber que a quantidade de água que caía da banheira quando ele entrava nela tinha o mesmo volume que seu corpo. Ora, por que não, então, medir o volume da coroa e ver se este batia com o peso do ouro?

Deu certo. Eureka pra lá, eureka pra cá, só sucesso. PS: a gente não sabe se a tal da coroa era de ouro mesmo ou não, essa parte ninguém gravou.

“Mas que que esses loucos tão falando de física? Não era Marketing?”

Entenda: Arquimedes não resolveu o conflito consultando seus livros, mas pela experiência. A vivência e bagagem de situações vividas e aprendidas, no mundo da comunicação (das ciências e, arriscamos dizer, de tudo na vida) têm significante peso.

Na verdade, esse texto não é bem sobre Marketing (não mata a gente), mas sobre como uma agência experiente consegue solucionar conflitos, ou melhor, encontrar soluções e melhorar ainda mais o que já existe.

A Lei da Alavanca

Se você tem um negócio, sabe muito bem que, todo dia, há uma nova coroa posta à prova, muitos “E agora, José?” são pronunciados e aparecem muitos profissionais alegando ter a chave para solucionar o mistério. Agora nós te perguntamos: quantos deles já entraram numa banheira?

Uma das grandes contribuições de Arquimedes para o mundo foi a descoberta da lei da alavanca, que prega: um objeto rígido pode usado para multiplicar a força mecânica aplicada a um outro objeto, impulsionando-o para frente.

É exatamente isso que uma agência de publicidade e marketing experiente pode fazer pela sua empresa. Que tal deixar a Semeia alavancar suas vendas?

E aí, Gostou?
Compartilhe esse conteúdo!