Um papo rápido sobre transformação digital na comunicação

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Lançado em 2001, o filme A.I. – Inteligência Artificial, dirigido por Steven Spielberg, era na verdade um projeto de Stanley Kubrick (diretor de clássicos como Laranja Mecânica e O Iluminado).

O diretor morreu antes de poder finalizar seu projeto, mas não antes de testar alguns robôs-atores, que deveriam fazer o personagem principal – já que, segundo ele, trabalhar com atores reais resultavam em gravações demoradas demais.

No mínimo, essa informação nos causa estranheza, certo?  Nesse contexto, nos parece desumano substituir pessoas por máquinas, ainda que essa seja exatamente a realidade na qual vivemos hoje: estamos falando de automação, percebe?

Muito se fala sobre transformação digital e no impacto que essa mudança ideológica surte no mercado. Aqui, vamos falar sobre o universo da comunicação, o uso da tecnologia no Marketing e outras cositas más. Vem!

Data Science

Dados. Dados. Dados. A Data Science é o estudo dos dados e informações de um determinado assunto – ou negócio. Envolve estatística, matemática, computação…a ciência é multidisciplinar e, portanto, envolve também mais de um profissional.

Basicamente: é a compilação e análise das informações para, a partir disso, antecipar problemas, solucioná-los e otimizar ações e ferramentas para o futuro.

No Marketing, esse conjunto de técnicas se faz muito relevante, obrigada: esses dados organizados e interpretados são ótima base para a tomada de decisões.

O Data Science ganhou maior relevância depois do boom da transformação digital – foi aí que todos perceberam a importância (e relevância) dessa organização.

Transformação digital

O termo parece um pouco vago, né? O digital é parte da nossa rotina diária (já parou pra pensar que sem seu celular você nem levanta no horário que deveria?) e, por isso, nos soa até estranho colocar esse termo depois da palavra TRANSFORMAÇÃO.

Transformação digital é uma mudança na mentalidade do mercado. É a implementação de ferramentas tecnológicas nas rotinas empresariais, é a DESMATERIALIZAÇÃO dos processos e métodos de trabalho.

Complexo, né? Sim. Mas nem tanto. Você faz isso. Eu também!

Fazemos isso ao baixar um app de meditação, ao invés de buscar um espaço físico para exercitar a prática ou ler livros sobre o tema.

É um exemplo simples, mas em larga escala é exatamente isso que o mercado faz: reduz etapas, otimiza processos e ganha tempo por meio da tecnologia.

O futuro é tecnológico (mas não robótico)

BOM. Tudo isso é muito relevante – e necessário. Mas falando especificamente sobre o Marketing agora, é sempre bom relembrar a importância do fator humano. De nada adianta o dado, se não há ninguém para interpreta-los corretamente.

De nada adianta o dado, se alguém tomar uma decisão ruim a partir da interpretação errada.

Há quem aplauda de pé os recursos tecnológicos que ganhamos dentro das agências de publicidade e há quem tente correr dessa revolução. Ó: na minha humilde opinião, como tudo na vida, o equilíbrio se faz necessário.

Não adianta fazer seu site brilhar pelo SEO otimizado mas ignorar que, depois de ser encontrado, ele precisa ser CONSUMIDO. O papo precisa fluir.

Precisa fluir também a interação entre a plataforma e o profissional, entre as estatísticas e o pensamento. Inteligente mesmo é saber que não há o que temer: há muita onda para ser surfada.

Ah: tenho certeza que robôs-atores fariam um péssimo trabalho ?

E aí, Gostou?
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