Você tá sendo nocauteado por gente menor que você. Sabe por quê?

SEU DINHEIRO OU A SUA VIDA!
Calma, não é um assalto, não. Era só pra ver se você estava atento, mas esse realmente é o tema desse texto. Se você ainda não conhece o conceito de páginas YMYL (your money or your life, que se traduz para a primeira frase desse texto), tô pra te dizer que você já tá atrasado, porque isso pode estar atrapalhando suas vendas sem você sequer saber disso. Vamos dar um jeito nisso? Vem comigo:

*PAUSA PARA DIVAGAÇÃO* O Google é um menino muito levado, sabe? Quem tem um site ou algum tipo de conteúdo que interaja com mecanismos de busca precisa ficar sempre atento às atualizações do reizinho mandão, que basicamente dita como devemos nos comportar dentro das suas terras (a internet inteira rs).

Você pode até se rebelar e ignorar suas ordens, mas vai sofrer as consequências e, no mundo moderno, são bem piores que decapitação – seu site simplesmente vai sumir do mapa e cair lá pra página 157 da busca do Google. Sério, nem o detetive virtual vai te encontrar. Manda quem pode, obedece quem tem juízo, certo?

Mas então, páginas YMYL. Resumidamente, o Google dá atenção extra pra sites que, em suas próprias palavras, impactam a felicidade, saúde, estabilidade financeira ou segurança dos usuários. Por isso a expressão “seu dinheiro ou sua vida”, tendeu?

Na verdade, esse conceito é bem amplo e nem o próprio Todo Poderoso da Internet sabe defini-lo muito bem. Pra você ter uma ideia, até mesmo páginas governamentais estão dentro dessa definição, já que trazem informações relevantes pra sociedade (saúde, educação, etc). Ah, e se você tem um e-commerce, cara, você já tá nessa mira e PRECISA entender bem o que eu vou te explicar agora, beleza? Então beleza.

Segura, Berenice! Que lá vem outra sigla engraçada: o E-A-T. Não desiste de mim, isso realmente vai fazer diferença pra você.

Essa sigla significa, na tradução, expertise, autoridade e confiabilidade. Isso quer dizer que quanto mais “limpo”, direto e confiável for seu site, além de conter conteúdo de qualidade, melhor rankeado ele será no Google.
O conceito de E-A-T não é algo DETERMINANTE pra garantir seu site lá nas alturas do mecanismo de busca, mas é um ótimo ajudante. E quando a concorrência tá mordendo sua canela qualquer ajuda é muito bem-vinda, concorda?

Então tá. Agora que você já sabe o que é uma página YMYL e também o conceito de E-A-T, vamos te contar mais um segredo precioso, querido explorador determinado da interwebs:

O Google vai te dar um abraço apertado (lê-se: vai te dar um lugar ao sol bem charmoso no seu mecanismo de busca) se você usar otimizar seu site YMTL com E-A-T. Interessante, né?

Isso acontece porque informações importantes pros usuários, pra ele, devem necessariamente vir de fontes confiáveis, assim como procedimentos de compra online. Encare isso como um zelo pelo consumidor, ok? Mas na verdade, cá entre nós, isso é bem vantajoso pra ele também, pois incentiva a navegação e interação das pessoas na internet – e consequentemente do Google, porque né, dá na mesma.

Resumindo: não entregue seu conteúdo pra qualquer um fazer, certifique-se de que tá tudo nos conformes quando for colocar sua página no ar e principalmente otimize seu site usando SEO e E-A-T, especialmente se seu negócio pertence às áreas jurídica, financeira ou médica.

Senão, José, você ser nocauteado por gente MENOR QUE VOCÊ, mas que segue o protocolo. Acho que não é isso que você quer, é?

Eu não espero que você entenda isso tim-tim por tim-tim – é complexo mesmo e leva mais de um texto pra te deixar confortável com esse tema. Por isso mesmo sugiro que a gente tome um café. Me diz quando você tá livre?

Contato

(19) 3849-4812
(19) 99166-6732
semeia@semeiapropaganda.com.br

Onde estamos

Av. Joaquim Alves Correia, 4839 - Valinhos - SP
(19) 99166-6732
Fale conosco